Wednesday, January 22, 2014

A Rainha Imagem e o Rei Texto


A rainha Imagem era muito bela,
E o seu reino majestoso ficava próximo
De outro reino, governado por um rei
Que ela constantemente desprezava.
A rainha Imagem vivia dizendo:
“Eu me expresso muito melhor do que você.
Meus súditos não têm dificuldade de
Compreender minhas mensagens.
Eles olham para mim, e tudo se esclarece.”
O rei Texto, por sua vez,
Guardando a esperança de que a rainha
Aceitasse o seu pedido de casamento, respondia:
“A sua presença, embora seja bela, nem tudo revela.
Eu tudo registro: a fala, as emoções e o pensamento.
Não vivo só de aparências, embora a aparência,
Na minha face, também esteja impressa.”
E a rainha o ridicularizava:
“Muitos o acham enfadonho…
Eu tenho o dom de me comunicar
Instantaneamente; enquanto você
Rouba o tempo e a paciência
De quem se dispõe a
Compreendê-lo.”
Para convencer a rainha a aceitá-lo,
O rei Texto não economizava palavras:
“Imagem, você é bela, mas pouco revela.
O seu discurso repousa na superfície
E, as mentes, empobrece, porque
Os seus súditos desconhecem
O poder da imaginação.”
E a rainha Imagem exclamava:
“Como ousa dizer que, a imaginação,
Não fortaleço, quando constantemente ofereço
A possibilidade de múltiplas interpretações?!”
E o rei Texto, na esperança de apaziguar
A indignação da Rainha Imagem, dizia:
“Não a estou criticando, porque, em tudo,
Você é perfeita; mas a sua presteza
Não favorece a criatividade
E dispensa o devaneio.”
As discussões eram longas
E pareciam sempre intermináveis
Até o dia em que o rei sabiamente,
Com voz carinhosa e serena, disse:
“Se, um quadro desta nossa discussão,
Nossos súditos vissem, conseguiriam imaginar
Sobre que assunto tanto argumentamos?
Eles apenas nos veriam conversando,
E caberia à imaginação deles
Adivinhar sobre o quê.”
Após uma breve pausa, percebendo que estava
Prendendo a atenção da formosa rainha,
O sóbrio rei Texto aventurou-se a dizer:
“Agora imagine que belo casal formaríamos:
Você, ostentando sua beleza; e eu,
Adicionando clareza a tudo o que
Você desejasse transmitir.”
A rainha Imagem sorriu,
E o seu sorriso convidava
O rei Texto a beijá-la.
Imensamente felizes,
Eles compreenderam
Que se completavam,
E as discussões tolas
Felizmente cessaram.

2 comentários:

  1. Lucia,
    Eu gostei muito da apresentação do poema.
    Confesso que fiquei impressionada com a aparência que ele adquiriu ao ser centralizado.
    Obrigada, amiga, por valorizar o meu trabalho e publicar os textos com tanto carinho. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sisi,
      Seus textos merecem carinhos especiais!!!
      Bjs

      Delete

Obrigada por comentar! Volte sempre!!!!

 

Histórias de Lu & Teca Arte Visual Amanda Layouts www.amandalayouts.com