Sunday, December 29, 2013

Hoje você escreverá a história!

Caetano Augusto Petrarca dos Anjos

É com muito prazer que eu, Caetano Augusto Petrarca dos Anjos,
 hoje estou aqui para estimular a sua criatividade. Apanhe uma folha de papel, lápis e borracha para começar a escrever. Você dirá: “Caetano, não sei criar histórias.” Bobagem! Você verá como é fácil. 
A proposta é bem simples... Você terá que ler a história “Angelino, o anjinho” com muita atenção, para que o texto se revele como se fosse um filme. 
Esse é o segredo: você tem que visualizar cada cena. É como se você estivesse lá, assistindo a tudo, silenciosamente.
Depois, dispense os anjinhos porque, dessa vez, eles não participarão da história. 
O título será: “O Natal de Mariangela”. Não gostou do título?!... 
Então, invente outro, mas lembre-se: nada de anjinhos.
 Será véspera de Natal, e as botas de feltro estarão no parapeito das janelas. 
Alguém poderá roubá-las, o vento poderá carregá-las, a chuva poderá molhá-las... Mas lembre-se: Angelino não estará lá para abrigar-se em uma delas, e os anjinhos também estarão bem longe desta história.
E, por último, concentre-se... Na sua mente começam a surgir perguntas que precisam ser respondidas com clareza. Você sorri e se diverte com a brincadeira. A tela está em branco... Você é o artista e poderá pintar o quadro que mais lhe agradar...
Consegue ver a casa de Mariangela? Você está voando e consegue vê-la do alto. Depois, você desce e caminha ao redor dela... Observe os detalhes... 
Agora entre na casa. 
Espere!... Antes de entrar, você contou quantas janelas havia?... 
O número de janelas é igual ao número de botas de feltro?... É você quem decide. Continue prestando atenção a tudo. 
Não use apenas a visão; use o tato, o olfato, a audição, e pode até usar o paladar, se houver alguns biscoitinhos com leite aguardando o Papai Noel.
Onde está Mariangela? Consegue vê-la? Como ela é? O que ela está vestindo? Ela está alegre ou triste? Consegue adivinhar os seus pensamentos? 
Ela deixou uma botinha na janela? O que ela espera ganhar de Natal?
 Ela mora sozinha?...
Do mesmo modo que as perguntas chegam à sua mente, as respostas também virão.
 Foi uma viagem e tanto, não foi?!... Eu acredito que você já está pronto para começar a escrever a sua história. Ainda não?!... Deixe de ser preguiçoso!...
Você não deseja escrever, só quer companhia!... Ah, você já começou?!... Ótimo!... Continue escrevendo sobre o Natal de Mariangela sem a visita do anjinho Angelino.


Estamos esperando a sua história!

Lucia & Sisi

Caricatura feita por Eugenia D'Amorim

4 comentários:

  1. Querida Lucia,
    Eu, Caetano Augusto Petrarca dos Anjos, não sei como lhe agradecer. Estou tão emocionado que não encontro palavras para expressar a minha alegria e a minha gratidão...
    Obrigado por me ajudar nessa árdua tarefa de construir a minha identidade. Um grande abraço!!!...

    ReplyDelete
  2. Lucia,
    Adorei a caricatura do Caetano, inspirada na foto do meu tio Elias. Eu tenho a certeza de que, onde o meu tio estiver, ele também apreciará o maravilhoso trabalho realizado pela Eugenia D'Amorim, e se sentirá revigorado e feliz por ter participado dessa brincadeira deliciosa que é dar vida ao Caetano.
    Muito obrigada a você e à Eugenia. Beijos

    ReplyDelete
  3. Caetano,
    Sua participacao eh muito importante para o crescimento do Blog. Excelente apresentacao! Um abraco

    ReplyDelete
  4. Lucia, obrigado por suas palavras de incentivo. Comentários são como aplausos, e eu adoro elogios!...
    Eles nos fortalecem e nos vivificam. Um caloroso abraço.

    ReplyDelete

Obrigada por comentar! Volte sempre!!!!

 

Histórias de Lu & Teca Arte Visual Amanda Layouts www.amandalayouts.com