Com o texto da Fadinha Contadora de Histórias da postagem anterior, podemos desenvolver diversas atividades.
Como?
. Leia o texto para os seus alunos e peça que imaginem como seria a fada da história. Deixe que cada um se expresse livremente; construindo uma produção de texto, desenhando, criando com materiais disponíveis em sala de aula, pintando em tela, usando recorte e colagem,...
Os alunos, com certeza, buscarão várias formas para mostrar como imaginaram a fada.
. Reserve um momento em sala de aula para discutir sobre o texto.
. Deixe que reescrevam a história, você vai perceber que cada um tem olhar diferente.
. Confeccione algumas rosas com os alunos e deixe que eles distribuam pela escola. Combine algumas regras: peça que observem a reação das pessoas quando receberem a rosa e o que elas comentaram.
. Avalie essas reações e comentários com os alunos, distribuindo entre eles carinhas com expressões: triste, alegre, zangado e emocionado.
Caro professor, você se surpreenderá com essa avaliação.
. Converse sobre os valores humanos. Hoje em dia cultivar bons valores é importantíssimo para o crescimento e amadurecimento dessas crianças.
. Sugestão de Questões de Múltipla Escolha:
Assinale a alternativa correta para cada questão:
1- Podemos afirmar que a fada:
a) não gostava dos humanos.
b) não conhecia os humanos.
c) conhecia muitos humanos.
d) gostava muito dos humanos.
2- A palavra dissabores significa:
a) desgostos.
b) prazeres.
c) distrações.
d) vantagens.
3- A fadinha poderia:
a) dizer que não gostava dos humanos.
b) interferir na vida dos humanos.
c) contar histórias para os humanos.
d) dizer que era uma fada.
4- No final dos eventos, a fadinha distribuía:
a) uma história para cada espectador.
b) uma rosa para cada espectador.
c) doces para as crianças.
d) livros para as crianças.
5- A fadinha estabelece uma comparação entre:
a) os humanos e as fadas.
b) as histórias e os ensinamentos.
c) o ato de ofertar uma rosa e o ato de contar uma história.
d) o número de espectadores e o número de histórias.
* As questões acima são apenas sugestões. Caro professor, crie outras questões de acordo com a faixa etária de sua turma.
. Existe um modo bem simples de confeccionar um quebra-cabeça com qualquer gravura. É só marcar as dobras e, por último, recortar seguindo os vincos.
Siga as instruções:
1- Dobre a figura em quatro partes, formando uma cruz.
2- Levante a margem inferior da folha até encostá-la ao vinco horizontal, e marque uma
nova dobra.
3- Repita a operação com a margem superior.
4- Faça o mesmo com as laterais da folha: dobre-as de modo que as margens toquem a
linha vertical da cruz inicial.
5- Agora, é só recortar as dezesseis partes que ficaram demarcadas, e se divertir
tentando reconstruir a figura.
* Para a atividade anterior, deixe que seus alunos desenhem a fada no papel A4. Peça que façam um colorido na imagem que desenharam e depois sigam as instruções da dobradura para a montagem do quebra-cabeça.
. A visita da fadinha
Construa uma fada com a participação dos alunos. Deixe que cada um leve a fada para a casa. Quando a trouxerem de volta para a escola, pergunte como foi a reação da família ao vê-la. Ou envie um bilhete à família junto com a fada, pedindo que uma pessoa da família, escreva qual foi a atitude do aluno quando apresentou a fadinha, o que ele disse, se contou a história, etc.
Assinale a alternativa correta para cada questão:
1- Podemos afirmar que a fada:
a) não gostava dos humanos.
b) não conhecia os humanos.
c) conhecia muitos humanos.
d) gostava muito dos humanos.
2- A palavra dissabores significa:
a) desgostos.
b) prazeres.
c) distrações.
d) vantagens.
3- A fadinha poderia:
a) dizer que não gostava dos humanos.
b) interferir na vida dos humanos.
c) contar histórias para os humanos.
d) dizer que era uma fada.
4- No final dos eventos, a fadinha distribuía:
a) uma história para cada espectador.
b) uma rosa para cada espectador.
c) doces para as crianças.
d) livros para as crianças.
5- A fadinha estabelece uma comparação entre:
a) os humanos e as fadas.
b) as histórias e os ensinamentos.
c) o ato de ofertar uma rosa e o ato de contar uma história.
d) o número de espectadores e o número de histórias.
* As questões acima são apenas sugestões. Caro professor, crie outras questões de acordo com a faixa etária de sua turma.
Siga as instruções:
1- Dobre a figura em quatro partes, formando uma cruz.
2- Levante a margem inferior da folha até encostá-la ao vinco horizontal, e marque uma
nova dobra.
3- Repita a operação com a margem superior.
4- Faça o mesmo com as laterais da folha: dobre-as de modo que as margens toquem a
linha vertical da cruz inicial.
5- Agora, é só recortar as dezesseis partes que ficaram demarcadas, e se divertir
tentando reconstruir a figura.
* Para a atividade anterior, deixe que seus alunos desenhem a fada no papel A4. Peça que façam um colorido na imagem que desenharam e depois sigam as instruções da dobradura para a montagem do quebra-cabeça.
. A visita da fadinha
Construa uma fada com a participação dos alunos. Deixe que cada um leve a fada para a casa. Quando a trouxerem de volta para a escola, pergunte como foi a reação da família ao vê-la. Ou envie um bilhete à família junto com a fada, pedindo que uma pessoa da família, escreva qual foi a atitude do aluno quando apresentou a fadinha, o que ele disse, se contou a história, etc.
. Faça uma exposição com todos os trabalhos produzidos pelos alunos.
Crie momentos divertidos e diferentes com os seus alunos!
A leitura é o caminho!!!
Caso realize algumas de nossas sugestões, envie-nos um email contando como as atividades foram desenvolvidas. Tire fotos para enriquecer o seu trabalho!
luhddd@gmail.com
Caso realize algumas de nossas sugestões, envie-nos um email contando como as atividades foram desenvolvidas. Tire fotos para enriquecer o seu trabalho!
luhddd@gmail.com
Mais histórias e atividades estão chegando...
Volte para conferir!!!
Lucia & Sisi
Lucia & Sisi
Bom dia, Lucia e Sisi!
ReplyDeleteAqui estou eu, Caetano Augusto Petrarca dos Anjos, para dizer que adorei as atividades! Embora eu não seja professor, sou contador de histórias e, certamente, irei utilizá-las nas minhas apresentações.
Desejo-lhes sucesso!!! Recebam um caloroso abraço do amigo Caetano.
Lucia,
ReplyDeleteSou eu, o Caetano... Eu vim agradecer a visita e a atenção que você dirigiu a mim no "Paixão". Você é muito gentil. Responda-me: a fadinha é comprometida?
Ela se parece muito com a minha amada, e ficou ainda mais linda com o cabelo dourado contrastando com o cenário vermelho. Não conte à Sisi Marques que eu estive aqui. Ela se zangou ontem. Disse que o meu lugar era no "Paixão". Nós discutimos. Eu disse a ela que eu voltaria aqui quantas vezes eu quisesse. Ela não confia em mim. Receia que eu cometa alguma indelicadeza. Mas eu voltarei certamente. Um abraço