Monday, August 11, 2014

O Dentinho Contente - Rafael Vieira Júnior


- Depois, comento sobre o assunto.



Amei a história do Rafael, o que vocês acharam, queridos leitores?

Agora, vamos ler algumas curiosidades sobre os nossos dentes. Se é que coruja tem dente, rsrsrsrs. Bom, sobre isso conversaremos em outro momento, ok?

Nossa primeira dentição é formada a partir dos seis meses de idade, com os dentes de leite. Esses vão nascendo aos poucos, até a criança ter 20 desses dentes provisórios.
Os pais devem cuidar da boca do bebê, fazendo sua higienização, mesmo sem dentes. Após o nascimento dessas estruturas, devem incentivar o filho a escová-las.
A partir dos quatro anos, os dentes de leite vão sendo trocados por dentes definitivos. A dentição adulta tem até 32 dentes.


Os dentes rasgam, trituram e misturam os alimentos com a saliva, para que eles sejam aproveitados pelo nosso organismo, para saciar a fome e fornecer nutrientes.
Devemos escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo também o uso de fio dental. Com isso evitamos as cáries, as inflamações da gengiva e o mau hálito (bafo com mau cheiro).
Visitar um dentista também é importante, pois ele é o profissional que faz os tratamentos necessários, como limpeza profunda, aplicação de flúor, tratamento das cáries; e ensina como fazer a escovação correta.


Comer doce e beber refrigerante não é bom para os dentes, pois o açúcar desses alimentos fica armazenado na boca, atraindo as bactérias. Essas bactérias, ao se alimentarem dos resíduos que estão nos dentes, liberam substâncias capazes de corroer os dentes, ou seja: formar buracos neles. Tais buracos são chamados de cáries.

Ter cárie é muito ruim, pois o dente cariado dói, nos incomoda muito e pode ser completamente destruído. Por isso, nunca se esqueça dos cuidados que deve ter com os dentes!


Curiosidade:

A primeira escova de dentes que temos notícias foi feita pelos egípcios, há mais de 5000 anos. Ela era um ramo de planta desfiado, e suas fibras eram esfregadas contra os dentes. A escova de dentes com cerdas de náilon, tal como conhecemos, foi criada nos Estados Unidos, em 1938.

Fonte: Escola Kids

6 comentários:

  1. Adorei o post. Fiquei muito honrado por ter sido citado em seu blog. Espero que os seus leitores também curtam a Estória do Dentinho Contente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu que agradeco, Rafael! Com certeza, irao curtir!

      Delete
  2. Que bonitinha a postagem! Ótimo para ensinar as crianças os cuidados básicos com os dentinhos :)
    Boa semana, beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eh verdade, Nanda!!! Bjs e uma semana linda pra vc!!

      Delete
  3. Muito linda a postagem dos dentinhos e suas curiosidades!
    sabe que lá na feirinha tem um expositor africano. Certa vez ao ficar perto dele, vi-o agachado e passando uma raiz das plantas do jardim nos dentes, tipo uma escova de dentes. A primeira escova egipcia ainda é atual !!!

    bjo
    Zizi

    ReplyDelete
    Replies
    1. Interessante isso, Zizi!!
      Bjao e obrigada pelo carinho!

      Delete

Obrigada por comentar! Volte sempre!!!!

 

Histórias de Lu & Teca Arte Visual Amanda Layouts www.amandalayouts.com